domingo, 1 de julho de 2007

Parabólicas

Falar de futebol nesta bela cidade é falar dos grandes jogadores que emergiram na Escola P.A.N. Há quem pense que o mais famoso foi o Dani ou o Steve McManaman (havemos de voltar a este último) mas eu discordo totalmente. Houve um que, sem muito alarido, de mansinho (ou "de fininho", ou "de filéu"), encantava todos os pisos de alcatrão ou cimento que encontrava. A forma como "fazia amor" com a bola era um regalo para todos os amantes do desporto rei. O seu nome é (ou era, pois os génios tornam-se mitos) Parabólicas. O nosso Guardiola. Desculpem, o Guardiola era o Parabólicas do Barcelona.
Os seus passes sem olhar (perpetuado como "no look pass") eram uma obra-prima sem preço nos dias de hoje. Como todos os grandes desta localidade tinha uma namorada linda, que criava inveja a todos e todas por onde passava. "O casal perfeito", falavam as gentes da nossa terra. A forma proeminente dos queixos de ambos realçavam aínda mais a simetria de Parabólicas com a sua mais-que-tudo, comummente conhecida por Boca de Cinzeiro.
Este meu primeiro texto vai para esta fígura da nossa terra. Uma pequena e merecida memória que não fará apagar o erro de ainda não lhe ter prestado a devida homenagem.

Onde andas Parabólicas? Onde está o perfume do teu futebol?
Sinceramente, não quero saber. Prefiro recordar aquele dia em que olhaste para mim, mas passaste a bola a outro...

2 comentários:

JLM disse...

Brutal!!! Grande primeiro post!

Abraço, JLM

Anónimo disse...

Tens razão JLM, o JLM abriu com um post que fechou em grande ó c... mais ó c...
Behave