sexta-feira, 4 de julho de 2008

Direito à resposta


Massa de Esparguete, galopante fumador de cigarros em elevadores de prédios residenciais, lançou pertinentes questões acerca de Dominik (vide post "A inconsciência dos sonhos"), que dão espaço a alguma reflexão. Questões de vária índole como, "Afinal como é que Dominik ficou coxo?" ou uma outra, mais transcendental e esotérica, "Terá tão mítica e novelesca figura realmente existido?".

Vamos por partes, começando pela questão mais fácil, a segunda.

Dominik existiu e existe. É um facto comprovado. Não é um mito urbano. É uma lenda viva. Tem uma sapataria e descendência directa. Já o vi e ouvi e sei que existe. Conduz boas motos e carros (Batmobile, ape50 da Piagio), faz magia enquante cose sapatos e mata pessoas só com um murro. Tudo isto é verdade. Tou-te a falar a sério!

A primeira questão é, de facto, um grande mistério. No burgo, o único mistério comparado com o que aqui se fala, é só o episódio real em que o Barata teve 18,4 no exame de Português e, mesmo assim, chumbou. Daaa-sse!

A principal causa do deficiente andamento de uma perna de Dominik tem sido alvo de diversas teses e versões que só o próprio poderá confirmar. Mas porquê que nunca ninguém lhe perguntou? Mentira. Essa questão já foi diversas vezes colocada a Dominik, mas nunca houve uma coerência nas respostas, facto que tem alimentando cada vez mais este mistério. As respostas foram várias: "Adormeci em cima de uma pedra fria"; "Fui atropelado"; "Foi na Guerra"; "Foi o Petit"; "Foi a entreinar as fintas com o Dominguez".
De facto, cada episódio parece ser mais verosímil que o outro. A confusão impera. Há lacunas na comprovação dos factos avançados por Dominik. Será tudo uma estratégia de marketing? Que produto será este, o Dominik?
Eu acho que ele é um agente secreto. Ou já foi. Foi enviado para o nosso burgo com uma missão. Qual? Por quem foi enviado? Porquê? Isso é outro campeonato... não sei. A confusão sobre o seu passado, o disfarce de sapateiro-palhaço, um cão que canta, um murro que mata pessoas, tudo isto é estranho e suspeito. E há outra coisa. Há quem pense que, na sua bengala, se esconda uma espada... Porquê? A verdade é que um dia o Massa de Esparguete tentou desenroscar a bengala e ele ficou inquieto.. Será que Dominik é um vagabundo tipo o da "Fúria Cega" que um dia pára numa localidade para ajudar as gentes locais? Esse também tinha uma espada na bengala... Será que a sua missão aínda não acabou? Instalar-se na No Ending foi essencial, pois aí não há lei e ele, hoje, é uma autoridade, no alto da sua cadeira de sapateiro.

Não sei... há qualquer coisa que me inquieta naquela figura. Ele sempre disse que nos protegia. Tem uma pistola de alarme para afastar as pessoas que jogam à bola perto da sua janela, ele, facto, é algo fora no normal.

Ou será que Massa de Esparguete tem razão e ele é uma figura "mítica e novelesca" que está só na nossa imaginação? Um anjo na Terra? Michael Landon?

"There was a game we used to play
We would hit the town on Friday night
And stay in bed until Sunday
We used to be so free
We were living for the love we had and
Living not for reality

It was just my imagination"

(The Cranberries - Just my Imagination)

2 comentários:

... disse...

Este post deu-me um calafrio. Levou-me de volta a essa noite de verão em que um assomo de curiosidade/coragem/inconsciência podia ter acabado mal. Como dizia o misterioso e bamboleante palhaço, "Um murro meu... MATA!" Mas fui poupado. "Uff" pensei eu, "mais ó caralho".
Assinalo a boa reflexão do Caleja mas temo que a verdadeira história de "Dó" ficará para sempre por contar. Contentemo-nos com os episódios.

Massa de Esparguete

Caleja disse...

"Mano" Massa de Esparguete,

Na verdade, a coragem e a inconsciência estão de mãos dadas, quase como duas fufas que só são fufas porque ninguém tem coragem de as comer.
Naquela noite rondaste o perigo, a gelidez de uma morte (quase) anunciada... mas não faria parte dos vários ensinamentos que "Dó" nos instruiu?
E outra questão. Se "Dó" for, de facto, algo transcendental, como adquiriu forma (digamos, para não ser completamente maus) humana? Terá também essa capacidade de se clonar, ou agasalhou o corpo de um sr. Domingos que consta no seu B.I.? E se isto for verdade, onde andará o sr. Domingos, the one and only?
Talvez a resposta esteja na cave com os sapatos, os tais que valem 3 mil contos...
3 mil contos... não valerá uma vida humana muito mais? Ou o senhor Domingos foi embruxado, estando hoje num corpo de cão, de Sório, que ladra, morde e canta.

E nós, somos cúmplices?