segunda-feira, 17 de setembro de 2007

I Shot the Sheriff


Há certos Drs. que quando escrevem livros, artigos ou simples trabalhos de Faculdade gostam de colocar, antes do texto, uma pequena epígrafe. Geralmente é uma citação de alguém famoso da área científica em questão ou de outra bem erudita (e incompreensível). Fica bem. Dá um ar eloquente, intelectual. Acredito que há leitores que condicionam a sua leitura consoante esta situação.
Se é importante uma boa citação, mais aínda será a escolha do autor da mesma. Por exemplo, na área de Geografia é obrigatório Orlando Ribeiro. Nas Ciências Sociais e Humanas pode ser Popper, Gadamer, Braudel, Durkheim, Morin, etc. Na área da Linguística (portuguesa) podem tentar escolher a Edite Estrela, mas para mim não há ninguém melhor que Tei na arte do diálogo e na exploração dos vocábulos escondidos da nossa língua.
Tei é um produto genuíno da No Ending. Cresceu e viveu lá até se fartar das limitações que a escola lhe oferecia. Hoje não importa falar desta personalidade, quero, sim, deixar-vos alguns termos por si usados (e quem sabe criados), para poderem usar em futuros trabalhos. Tou certo que estes serão claramente valorizados. Alguns termos serão de dificil descodificação, mas a sua ambiguidade interpretativa também funciona como um ponto positivo quando citado em epígrafes.

- "Tugauéééééénnnnn, Descomunal, Filha da Puta, Jovem Forte!!"
- "Sim senhora, Tás em Grande!!"
- "Esquííííííllllllllllo!" (isto quando se leva com um bacano em cima das costas sem se estar à espera tem um efeito brutal)
- "A sócia evoluiu buéééé!" (convém alertar que este piropo refere-se a uma pita que tinha 12 anos mas no momento em que foi feito já tinha 14 ou 15, logo uma evolução física, aos olhos de Tei, notável, estando pronta a ser papada)
- "Olh'ó Banderas!!" (tipo, não dar cana)
- "Se tás com pressa vai pá escola, olh'ó caralho!" (parece-me óbvio, se já deu o 2º toque..)
- "Eu ia batendo no chavaaaallll! Sócio, eu ia batendo no chavaaaalll!"

M. - "Bora jogar matrecos"
Tei- "Primeiros!"
M. - "Népia"
Tei - "Então tira-me lá daqui?"
M. - "Então jogas com as pedras."
Tei - Ok, então sou a seguir.."


Ps:
Não sei o que estão a pensar acerca de Tei, mas antes de pensarem algo de mau só vos digo: Tei foi dos sócios do Liceu que mais papou largo. Tenham isto em atenção. Eu tive, antes de fazer este post.

2 comentários:

JLM disse...

É só para dizer que o Tei me ofereceu porrada por causa de uma miúda. Mas nunca chegou a consumar a violência prometida... Ufa...

Caleja disse...

Ofereceu-te porrada mas arrependeu-se a tempo. Tou certo que ele, no seu íntimo, terá dito: "Eu ia batendo no chavaaaalll!".
Tiveste sorte. Andaste a fazer ronda à miúda errada, ainda por cima com o mesmo perfume de sempre...